REGULAMENTO

Federados do Bolão

1. O BOLÃO

O bolão de ciclismo de estrada é uma iniciativa esportiva dos ciclistas palmenses para reunir e incentivar adeptos do ciclismo de estrada por meio de treinos especiais, organizados no âmbito do grupo “Bolão Speed Palmas –TO”, criado no aplicativo WhatsApp, exclusivamente para esse fim. O grupo adota o nome de "Federados do Bolão", com a sigla FDB.

Os treinos serão realizados todos os sábados, com largada às 16h30 horas, em percurso pré-definido, e visam melhorar o desempenho dos participantes, divididos em duas categorias masculinas: Elite e Master (atletas com idade acima de 40 anos completados em 2017) e uma Feminina. Em caso de percursos mais longos, a exemplo da etapa "rainha' ou "final" de cada mês, o horário poderá ser alterado pela comissão organizadora, visando sempre a segurança dos participantes. 

Nos finais de semana em que houver competições de ciclismo o “Bolão FDB” será antecipado para a terça ou quinta-feira, com aviso prévio no Whats.

2. RESPONSABILIDADE

Ao participar do “Bolão FDB”, o ciclista ASSUME total responsabilidade pelos dados pessoais e técnicos fornecidos, DECLARA aceitar e acatar totalmente este regulamento e suas regras, ARCA com todas as despesas de transporte, hospedagem e alimentação, seguros e quaisquer outras despesas necessárias ou provenientes da sua participação antes, durante e depois do evento.
 
Ao participar do “Bolão FDB”, o ciclista inscrito ou o responsável, no caso de menores de idade, previamente ASSUME toda e qualquer responsabilidade sobre si, suas condições de saúde e aptidão física para cumprir o percurso e sobre seus equipamentos, ATESTANDO prévia ciência e concordância ao presente regulamento, DECLARANDO a organização isenta de eventuais acometimentos ou acidentes, e suas consequências, decorrentes de sua participação em qualquer um dos eventos realizados no “Bolão FDB”.
 
Por se tratar de treinos especiais e independentes cada atleta inscrito no “Bolão FDB” ASSUME total responsabilidade por seus equipamentos e pertencentes levados para o local, tais como eletrônicos, celulares, cartões de crédito, documentos, entre outros, e DECLARA a organização ISENTA de qualquer responsabilidade sobre qualquer objeto levado para o “Bolão FDB”.
 
Não será permitido o uso do “Bolão FDB”, nem dos seus locais de concentração e largada, para a realização ou instalação de qualquer material de natureza comercial/promocional que não seja de patrocinadores do evento, autorizados pela organização.
 

3. INSCRIÇÕES

A inscrição no “Bolão FDB” deve ser efetuada até 5 minutos antes de cada largada. Cada atleta pode contribuir com o valor que ele mesmo arbitrar, mas esse valor não pode ser menor que o valor individual MÍNIMO, de R$ 5 (cinco reais). 
 
A organização pode encerrar as inscrições antes do prazo previsto, com aviso prévio no grupo do Whats, caso o limite de 150 atletas seja alcançado. A organização pode limitar a forma de pagamento em dinheiro ou patrocínio de itens do universo ciclístico, no momento em que julgar pertinente, para o controle das inscrições.
 
Antes da largada, a comissão organizadora fará a chamada final para os participantes, com o fim de controlar e confirmar as inscrições e os atletas que irão alinhar na linha de largada.
 

4. CONGRESSO TÉCNICO

É obrigatória a participação de todos os atletas inscritos nas categorias Elite e Master no Congresso Técnico que será realizado antes da largada, no respectivo local do “Bolão”.

5. PONTUAÇÃO 

Os 10 primeiros atletas que concluírem o percurso de cada “Bolão FDB” receberão a pontuação em ordem decrescente, regida pela tabela abaixo, conforme a colocação em que cruzar a linha de chegada, com pontuação anotada em planilha sob controle da Organização:

POSIÇÃO

ELITE/
MASTER/
FEMININO

25
18
15
12
10
8
6
4
3
10º 2

6. PREMIAÇÃO

Os valores arrecadados nas categorias masculinas no “Bolão FDB” serão revertidos integralmente para a premiação dos atletas que lideraram o ranking, nas categorias Elite e Master. Do valor total arrecadado, 50% irá para cada categoria. Do montante destinado a cada categoria, 50% irá para o 1ºcolocado, 30% para o 2º e 20% para o 3º colocado. Na categoria Feminina, o valor do rateio é o total arrecadado entre as atletas, na mesma proporção: 50%/30%/20%. 

Em caso de empate na pontuação, na disputa pela premiação, em quaisquer categorias, será considerado vencedor o atleta com a melhor colocação na última etapa do mês.

A premiação ocorrerá mensalmente. O local, horário e rateio da premiação serão divulgados no grupo do Whats.

O valor da premiação, em dinheiro, está sujeito à arrecadação de cada bolão.

7. PERCURSOS E QUESTÕES TÉCNICAS

O percurso padrão do “Bolão Speed Palmas –TO” para as categorias masculinas é a TO-050 que perpassa por Taquaralto, no qual fica CONVENCIONADO que não é permitido nenhum tipo de fuga (ataque) após a faixa de pedestre que antecede a rotatória de Taquaralto. Para a categoria feminina, o percurso padrão é o trecho da marginal leste da TO-50, entre as rotatórias da Agetrans e o Posto Eldorado na saída para Aparecida do Rio Negro.

É vedado o uso de bicicletas de contrarrelógio e triatlo para participar do "Bolão FDB".

É proibido pegar vácuo em veículos automotores.

Em cada final de semana, de acordo com a organização e votação dos atletas inscritos, o percurso e horário de largada poderão ser alterados, conforme deliberação no grupo do Whats.

O posicionamento escolhido pelo ciclista no local de largada, disponibilizado pela Organização, é de única e exclusiva responsabilidade do atleta.

O atleta que não largar junto aos demais atletas, sem confirmar inscrição e passar pela chamada da comissão organizadora não fará jus à pontuação ou premiação.

Ao atleta que não se inscrever antes da largada é VEDADO assumir a ponta do pelote e deve se posicionar sempre ao fim do pelotão, evitando atrapalhar os inscritos.

Cada “Bolão FDB” será considerado concluído quando os ciclistas percorrerem todos os locais descritos pela organização para cada percurso e ultrapassarem a pela linha de chegada.

8. DISPOSIÇÕES GERAIS

Para participar de cada edição do “Bolão FDB” a organização recomenda rigorosa avaliação do equipamento, componentes e acessórios. Em caso de avaria, qualquer reparo técnico ou troca de bicicleta, rodas ou outro componente durante a participação no evento, o suporte deverá ser efetuado obrigatoriamente atrás do pelotão, no acostamento.

Ao participar do “Bolão FDB”, o ciclista cede todos os direitos de utilização de sua imagem, inclusive direito de arena, renunciando ao recebimento de qualquer renda que vier a ser auferida com direitos de televisão ou qualquer outro meio, inclusive a realização de teste ergométrico prévio para todos os atletas.

Não haverá reembolso, por parte da organização, bem como seus patrocinadores, apoiadores e realizadores, de nenhum valor correspondente a equipamentos e/ou acessórios utilizados pelos ciclistas no evento e nem de taxa de inscrição em caso de desistência da participação na prova, independente de qual for o motivo, nem por qualquer extravio de materiais ou prejuízo que eventualmente os ciclistas venham a sofrer durante a participação no “Bolão FDB”.

Os organizadores podem suspender o evento por questões de segurança pública, atos públicos, vandalismo e/ ou outros motivos de força maior.

O ciclista que, em qualquer momento, deixar de atender as regras descritas neste regulamento, ou por omissão deixe de comunicar (com registro por escrito e devidamente recebido pelos organizadores) a organização qualquer impedimento de sua parte, poderá a qualquer tempo ser desclassificado deste evento.

O ciclista ASSUME que participa do “Bolão Speed Palmas –TO” por livre e espontânea vontade, isentando de qualquer responsabilidade os organizadores, realizadores e patrocinadores, em seu nome e de seus sucessores.

A organização se reserva o direito de alterar qualquer dos itens deste regulamento sem prévio aviso, conforme as necessidades do evento, informando estas alterações no grupo do Whats, ocasião esta em que o ciclista deverá reiterar se deseja, ou não, participar da prova.

Os casos omissos serão decididos pela Organização do “Bolão FDB”.

JUNIO CESAR 
FDB Administrativo
 
EUVALDO CARVALHO
FDB Financeiro
 
FÁBIO ANDRÉ
FDB Jurídico
 
LAILTON COSTA
FDB Comunicação