Tocantins comemora título inédito na Copa Norte Nordeste

Seleção conquista 579 pontos e supera Bahia e Pará

O Tocantins conquistou pela primeira vez o título de campeão geral da Copa Norte-Nordeste de Ciclismo de Estrada, disputada neste final de semana, em Palmas. Na 41ª edição da prova mais importante do ciclismo de estrada das duas regiões, a seleção tocantinense definiu o título num duelo particular contra a seleção baiana, no domingo (19), na etapa de circuito e sagrou-se campeã com 579 pontos. A melhor classificação da equipe era a quarta posição alcançada da edição 2017 da prova, disputada no Maranhão.

A seleção fechou a etapa de contrarrelógio na sexta com 229 pontos contra 206 da Seleção da Bahia para largar na última etapa, hoje de manhã com apenas 4 pontos à frente da seleção da Bahia, depois das provas de contrarrelógio na sexta e de resistência, no sábado, quando a Bahia conquistou 198 pontos contra 179 do Tocantins.

Na etapa de circuito, Yana Camargo garantiu seu terceiro ouro nesta edição, na Júnior Feminino, categoria que também rendeu um bronze a Ana Beatriz. As medalhas se somaram às de Ademir Schillo, ouro na Master C2, de Jose Arlindo, ouro Master D1, e ao bronze de Helio Vilela, na master D2. Com esse resultadod, o Tocantins fechou mais 70 pontos de vantagem em relação aos baianos quando largaram as baterias mais esperadas, a elite feminina masculina, por volta de11h30.

A Bahia precisava conquistar o primeiro lugar nas duas categorias para tirar o título geral do Tocantins. Na chegada, deu Maranhão na elite feminina e Amapá, na elite masculina, com Daniel dos Santos, que fechou a prova com o tempo de 56:35:202. O resultado eliminou as chances da Bahia: Tocantins campeão, 30 pontos à frente da Bahia. A terceira colocada é a seleção do Pará, com 404 pontos.

Presidente da Federação Tocantinense de Ciclismo (FTC), Marcelo Leão ressalta a conquista. "Foi um ano trabalhando para essa conquista, com dois campeonatos estaduais longos visando montar uma seleção de ponta, para chegar aqui e fazer bonito na copa, numa disputa ponto a ponto desde o primeiro dia,  e valeu a pena, pois é um título inédito e importante para o nosso esporte".

Organizadora da prova, a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) elogiou o formato da copa em Palmas. "O Tocantins pleiteou essa copa a CBC acreditou no trabalho da federação tocantinense e o resultado a gente viu aqui, uma copa com tudo o que a gente precisa, segurança dos atletas, suporte médico, estrutura. Foi fantástica essa copa e as próximas terão que se espelhar nessa para melhorar", declarou o presidente da entidade, José Luiz Vasconcelos.

Principal estrela da base da seleção tocantinense, Yana Camargo, campeã brasileira juvenil, afirma que o resultado é fruto de treinamento. "Esse ano eu treinei visando o brasileiro, onde consegui o título inédito e também a Copa Norte Nordeste, felizmente consegui manter o ritmo de provas, tanto na resistência quanto no circuito e conquistar as medalhas que se somaram às dos meus colegas de equipe e foram importantes para deixar no Tocantins esse título inédito para o ciclismo do Estado".

A Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada 2018 é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Tocantinense de Ciclismo (FTC).

compartilhar nas redes sociais